quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Tempo de crescer


TEMPO DE CRESCER (Texto base Hebreus 5.11-14)

11 A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir.
12 Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido.
13 Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança¹.
14 Mas o alimento sólido é para adultos, para queles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.

¹ CRIANÇA - 1Coríntios 3.2
"Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais."

- Falando de LEITE -
O Leite materno contém todas as proteínas, açúcar, vitaminas e principalmente glóbulos branco e anticorpos (organismos de defesa) que um bebê precisa. Ele ajuda no desenvolvimento mental e cria um forte vínculo entre o bebê e a mãe(no ato da amamentação) e isso facilita o desenvolvimento da criança e o relacionamento dela com outras pessoas.
O leite é rico em cálcio, que ajuda a fortificar os ossos, porém o excesso dele depois um tempo pode causar até câncer.

Assim que nos convertemos nos tornamos "bebês espirituais" e como todo bebê precisamos de leite. Esse leite é a palavra de Deus que pode ser ministrada em nossos corações através de um louvor, de uma pregação, ou da própria leitura bíblica. É nesse momento que criamos nosso vínculo com o Pai que nos alimenta, e esse alimento que nos dá força e proteção; e também gera mudança em nosso relacionamento com as pessoas.
Assim é no 1º amor, nos fortalecemos no evangelho e nossa força vem da palavra, do "leite". Mas o excesso da auto-confiança pode gerar a soberba, e assim como o câncer: MATA! Não é Deus que resiste aos soberbos?! (Tiago 4.6)

- Falando de ALIMENTO SÓLIDO -
Depois dessa fase do leite, começa a fase de introdução de algo sólido a alimentação da criança. Essa transição se dá aos poucos.
Nesse momento seu paladar prova novos sabores, novas texturas, novos aromas, e então a criança começa a se desprender do leite materno, mas não da mãe.

Assim como o crente depois da fase do "leitinho", Deus permite que ele passe por outras experiências, prove novos alimentos espirituais(agora mais sólidos). O leite foi só a base para sustentá-lo até aqui, mas é tudo aos poucos.
Nessa fase o cristão não usa mais fraldas, nem engatinha. Aqui ele começa a dar os primeiros passos, mas é claro que sempre segurando na mão do Papai. Uma vez ou outra há um tropeço, mas o Pai totalmente presente e disposto, estende a mão e o ensina a se levantar e voltar a andar por si só, graças a boa base, a boa alimentação.

- ANALISANDO O TEXTO -

• v 12 - Aparentemente o texto é voltado para cristãos que já tem tempo de casa, e a redundância (dada pelas palavras novamente e de novo) só enfatiza que não foi a primeira vez, ou nem a segunda que voltaram a ser bebês espirituais.
São pessoas que tinham anos de caminhada na fé, mas chegaram a um momento em que suas atitudes e caráter foram alterados e parece que se esqueceram do que aprenderam. Estavam constantemente precisando de alguém para os trazer de volta as primeiras obras, ao primeiro amor, a essência do evangelho. Nunca conseguem viver plenamente os planos de Deus, pois são muito crianças para tal.

O REINO DE DEUS É COISA SÉRIA, E NÃO LUGAR DE BRINCADEIRA DE CRIANÇA!

• v13 - O autor fala que os que se alimentam de leite são inexperientes, novos na fé. Lembrando aqui que ele está falando para pessoas com anos de evangelho, e que deveriam ter muitos experiências.

A QUANTIDADE DE EXPERIÊNCIAS QUE TEMOS COM DEUS, ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA A QUANTO DESEJAMOS TÊ-LAS.

Deus quer mais que nós cresçamos logo e não sejamos eternos bebês espirituais e inexperientes.

• v14 - O alimento sólido só vem ao seu tempo. No texto ele explica que esse alimento só vem para os que praticam a palavra e desenvolvem suas mentes, ou seja, para os que buscam crescer e aprender, e vivem o que aprendem e praticam o que ouvem.

- CONCLUSÃO -
É tempo de crescer!
Deus está oferecendo novas formas de alimento, novas experiências com Ele, mas só teremos acesso a elas quando estivermos preparados.
Devemos nos apresentar a Deus com um coração de criança, pois elas são sinceras e verdadeiras quanto a seus sentimentos. Mas nossas atitudes devem ser de gente grande.
Na fé, e principalmente agora que estamos nos últimos dias, não dá mais para brincar de ser criança, ou melhor, brincar de ser crente dentro da igreja.
Jesus está voltando e criança de colo não sabe caminhar; é melhor que ele nos encontre amadurecidos, fortes e crescidos o suficiente para que possamos correr ao seu encontro!

(Nathalia Braga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário