quinta-feira, 30 de maio de 2013

Um presente para o Rei

E Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: 
Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas. 
Então tomou Jessé um jumento carregado de pão, e um odre de vinho, e um cabrito, e enviou-os a Saul pela mão de Davi, seu filho.     ( 1 Samuel 16:19,20 )

Davi, o jovem ruivo, formoso de semblante e de boa presença (1 Samuel 16:12), tinha acabado de ser ungido por Samuel como o futuro rei de Israel. Essa grande responsabilidade teria uma difícil condição, que seria, saber esperar o momento certo de reinar. Logo que foi ungido teve a honra de ser chamado à presença do rei, pelo próprio rei. Que honra ser chamado pelo rei! Poucos tinham esse privilégio. 
"O que será que ele precisa? Como vou me apresentar diante dele? O que falar e o que não falar?Como agradar ao rei?" Talvez todos esses questionamentos tenham passado na mente do pequeno Davi. Sabiamente Jessé, seu pai, preparou tudo e Davi, como filho obediente, não interferiu e aceitou de bom grado. Jessé sabia da importância que era ser chamado pelo rei, e entendeu que Davi não poderia aparecer de mãos vazias. Ele, então, separa pão, vinho e um cabrito. Alimento, bebida e oferta para o sacrifício. Ninguém pediu que levasse algo, mas ele o fez.

>> Podemos simbolizar o pão como a palavra de Deus, pois ela é o nosso alimento. 
(E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus. - Lucas 4.4);

>> O vinho como alegria. A palavra original no hebraico, está ligada a "vinho novo", a alegria da nova aliança com o sangue de Cristo. (Então lhes disse: "Agora, levem um pouco do vinho ao encarregado da festa". Eles assim o fizeram, e o encarregado da festa provou a água que fora transformada em vinho, sem saber de onde este viera, embora o soubessem os serviçais que haviam tirado a água. Então chamou o noivo e disse: "Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora". - João 2:8-10)

>> O cabrito estava ligado a oferta, pois era usado como sacrifício. (Quando nascer um bezerro, um cordeiro ou um cabrito, ficará sete dias com sua mãe. Do oitavo dia em diante será aceito como oferta ao Senhor preparada no fogo. - Levítico 22:27)

Davi não chegou de mãos vazias a Saul, ele levou a presença de Deus, a alegria e a oportunidade do próprio Saul se reconciliar com o Senhor através do sacrifício.
E quanto a nós..como temos chegado à presença de Deus? 
Quem sabe cheios de reclamações, indagações e imposições do que Deus deveria fazer ou nos dar, baseados no que achamos melhor para nós. 
Quem sabe com as mãos sujas de pecado, daqueles que ninguém viu; as palavras que ninguém ouviu; os pensamentos e sentimentos que só nós tivemos; 
Ou chegará com alegria, coração grato, vontade de adorá-Lo pelo que Ele é e por amor, se entregando como oferta ?
Quando o Rei te chamar, como você irá até Ele? Chegará de mãos vazias ou preparado?
Certamente Deus não pedirá nada, mas você tem a opção de surpreendê-lo.

(Nathalia Braga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário