Contudo eu me lembrarei da minha aliança, que fiz contigo nos dias da tua mocidade; e estabelecerei contigo uma aliança eterna.
Ezequiel 16:60Porque eu estabelecerei a minha aliança contigo, e saberás que eu sou o SENHOR;
Ezequiel 16:62
Essa semana durante o almoço, estava observando as pessoas. Gosto de observar as reações dos humanos, de ver seus toques e manias desde que me entendo por gente. Notei que quando olhamos para alguém, observamos (mesmo que inconscientemente) duas coisas: o rosto de forma em geral, e as mãos. Ao analisarmos o rosto, cada um leva em consideração sua forma de beleza; ao olhar as mãos, desejamos identificar o nível de comprometimento de alguém. E isso se dá através de uma coisa simples, porém cheia de significado: a aliança.
Ao observá-las, percebi que uma coisa se destacava na grande maioria: cada um tinha um tipo de anel, ou o que parecia ser uma aliança.
Naquele instante essa pequena palavra começou a bater forte no meu coração, e pensamentos invadiram minha mente."Qual o significado de uma aliança ?"; "Qual a mensagem que ela emite ?"; "Por que usar ?"
No mesmo instante, comecei a pensar nas pessoas próximas a mim que usam aliança e entendi que existe uma grande diferença entre anel e aliança.
Um anel é simplesmente algo usado para preencher os espaços vazios dos dedos, para tentar 'embelezar' nossas mãos que não tem nada a mostrar de tão bonito. É apenas um adereço.
Uma aliança, já transmite muito mais informações e valores:
1º - É um sinal de que você não está disponível ;
2º - Sinal que você está em um relacionamento, no qual, você o descreve como algo sério;
3º - É um sinal de que assumiu um compromisso com alguém;
4º - No caso de uma aliança de casamento, é um símbolo de um relacionamento eterno.
Daí lembrei de quantas vezes Deus falava de aliança no Antigo Testamento. E eu não fazia idéia do valor que isso representava pra Deus. Se pra nós, que somos tão pequenos, já tem tanto valor atribuído, imagina ao Senhor criador dos céus e da terra ?
Nossa comunhão com Cristo não deve ser marcada apenas com um anel no dedo, não deve ser simbólico, ou de enfeite. Ele leva isso tão a sério, que não merece nada menos que uma aliança de ouro e um SIM nosso.
Deus escolheu assumir um relacionamento sério conosco, provou para todos os povos que lutaram contra seu povo, que tinha uma aliança com eles. Aliança de amor, de cuidado, de misericórdia, de infinito perdão. E a maior prova dessa aliança, foi que Ele nos amou tanto que nos entregou tudo o que tinha de mais precioso: Seu único filho Jesus Cristo.
E em troca, nós entregamos um relacionamento descartável, como um anel que tiramos e colocamos no dedo quando bem entendemos.
A palavra de Deus é tão perfeita que em Apocalipse fala de um momento chamado As Bodas do Cordeiro, em algumas versões pode ser visto como O Casamento do Cordeiro. Essa Aliança feita conosco desde a criação do mundo, dá a nós apenas um relance do que virá. Uma aliança de noivado, pois o grande casamento há de chegar. Ele é nosso Amado Noivo, nós somos a Sua amada noiva. Ele só espera no altar, o momento de finalmente ver sua noiva entrando, vestida de um branco tão puro, para finalmente pôr em seu dedo a aliança que Ele já havia guardado desde sempre.
Então ouvi algo semelhante ao som de uma grande multidão, como o estrondo de muitas águas e fortes trovões, que bradava: "Aleluia! pois reina o Senhor, o nosso Deus, o Todo-poderoso.
Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou.
Foi-lhe dado para vestir-se linho fino, brilhante e puro". O linho fino são os atos justos dos santos.
E o anjo me disse: "Escreva: Felizes os convidados para o banquete do casamento do Cordeiro! " E acrescentou: "Estas são as palavras verdadeiras de Deus".
Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou.
Foi-lhe dado para vestir-se linho fino, brilhante e puro". O linho fino são os atos justos dos santos.
E o anjo me disse: "Escreva: Felizes os convidados para o banquete do casamento do Cordeiro! " E acrescentou: "Estas são as palavras verdadeiras de Deus".
Diante dessa verdade, começamos a entender que qualquer outra coisa vira um mero relacionamento diante do compromisso assumido com Cristo. Nada e nem ninguém nessa terra, poderá nos amar como Ele nos ama. Ele já nos entregou seu tudo, e só pede que entreguemos nosso coração.
( Nathalia Braga)
